terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Senhor : minha Porção.

Deus minha Auto-Suficiência !

“Quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras.” (Salmos 73: 25-26,28)


Introdução:

Esse salmo foi escrito pelo nosso irmão Asafe, onde declara que o Senhor é sua porção para sempre. A palavra porção significa: Parte de alguma coisa. Ou seja, quando retenho parte de alguma coisa, esse algo é a minha porção individual, não pertence a ninguém a não ser a mim mesmo. Mas quando leio esse trecho bíblico entendo que essa porção vai além de um simples pedaço, mas sim algo que está inerente à pessoa, que está dentro na função de preencher e completar.
O ser humano é composto por três elementos: corpo, alma e espírito. È a chamada tricotomia humana. O corpo foi formado do pó da terra, a alma expressa os sentimentos provenientes do “coração” do homem, mas o espírito é um elemento intrigante porque não provém nem da terra e nem do homem, mas de Deus (Ezequiel 37:9). Esses elementos compõem o homem, e um depende do outro para completude humana, logo posso concluir que o Senhor é a porção que nos completa, e não existe nada que possa substituir a presença dele nas nossas vidas.

1. Nós servimos ao Senhor pelo o que Ele é, e não pelo o que Ele faz:
Referência Bíblica: (I Samuel 17:45)“Disse Davi ao filisteu: tu vens a mim com espada, com lança e com escudo, mas eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos”

Davi sabia que no momento mais difícil de sua vida a Sua Porção (o Senhor), era bem mais valiosa do que os seus pertences materiais. Por isso ele declara com convicção que o Senhor dos Exércitos era com ele;

2. É do Senhor que procede todas as bênçãos:
Referência Bíblica: (Mateus 6:33)“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

3. É do Senhor as respostas certas para a vitória: 
Referência Bíblica: (Gênesis 41:16)
“E respondeu José a Faraó, dizendo: Isto não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó”

A visão humanista acredita que o ser humano por si só é capaz de resolver todo e qualquer problema, contudo está mais do que explícito que os esforços humanos tem sido insuficientes e ineficazes na busca da perfeição. Porém existe um Deus Poderoso suficientemente capaz de operar além da capacidade humana, pois tudo que Ele faz é perfeito !

4. O Senhor é a nossa melhor parte: 
Referência Bíblica: (Lucas 10:41,42)
“Respondeu-lhe Jesus: Marta, Marta, estais ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada”

5. O inimigo não pode tirar Deus do seu coração:
Referência Bíblica: (Jó 1:21)
“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.”

6. O Senhor concede o melhor:
Referência Bíblica: (Números 18:20;12) 
“Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte terás; Eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel”.
“Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão; as suas primícias que derem ao Senhor, as tenho dado a ti.”

Conclusão:
A Porção do Senhor em nossas vidas é uma dádiva que recebemos de graça e devemos, portanto, zelar pelo nosso tesouro que vem do Senhor. Não permita que nada nesse mundo, nem em cima do céu, nem em baixo da terra, nenhuma outra criatura, substitua a Sua Porção, porque bens materiais podem até trazer satisfação e uma alegria momentânea, bênçãos outras da mesma forma, mas ainda nenhum destes é suficiente para substituir a porção do Senhor em nossas vidas.
Deus quer ser sua auto-suficiência, porque somente Ele é capaz de suprir todas as suas necessidades. Que Deus em Cristo lhe conceda a porção dobrada da Sua graça, do Seu amor, especialmente para você.
Para Refletir:
“Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva, que hoje está no campo, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as gentes do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai, antes, o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.” (Lucas 12: 24-32)

Por : Allysson Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário